bem vindo!

aqui você vai conhecer o desconhecido =D

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tenho 12 anos e sou portadora de Diabetes Mellitus 1, desde os 7 anos. Descobri que estava Diabética dia 9 de junho e faço aniversário dia 13 de junho. Digamos que isso foi o meu "presente" rsrsrsrs... No dia do meu aniverário tive alta e desde esse dia luto junto ao diabetes, claro que na fase de adolecência ou pré-adolecênsia, não gostamos de nos cuidar, em função da tão popular "rebeldia". Bom, meus amigos e familiares em especial:meus pais, e em mais especial ainda: minha mãe, ela parece que é diabética, de tão envolvida que ela é. ela fez um curso de enfermagem e hoje é técnica em enfermagem, isso por minha causa. Bom, vamos conhcer esta doença crônica
O Diabetes Mellitus 1 é uma doença crônica, no qual o PÂNCREAS não produz mais a insulina, que por sua vez e o que mantêm o índice glicêmico normalizado, sem a insulina a glicose sobe e fica alta, o que chamamos de HIPERGLICEMIA.O portador precisa fazer ingeções diárias de insulina, porém elas podem ser feitas em casa e não dói nada, essa insulina vem do porco ou da vaca. Tem um fator que nos "obriga" a comer doces não diets (os diets;sem açucares nós podemos sempre): A HIPOGLICEMIA, ela é quando a glicose está muito baixa, o normal da glicose é em até 180 mg/dl. A hiperglicemia é acima de 240 mg/dl e a hipoglicemia é abaixo de 80 mg/dl. Como sabemos quanto está a glicose??
"Hipo": pelos sinais e sintomas, que são: sudorese(suor gelado e grudento), cansaço, tontura, calor, entre outros.
"Hiper": também pelos sinais e sintomas, são eles: irritação, sede execiva, vontade constante de urinar e pouca fome, entre outros.
Mas existe um aparelho chamado GLICOSÍMETRO, basta espetar o dedo em um lancetador(caneta com uma agulha dentro) e daí sai sangue, daí tu põe uma tira dentro do GLICOSÍMETRO, e põe o sangue na tira, dentro de poucos segundos ele dá o índice glicêmico. Pronto!
É bem fácil de se cuidar e em pouco tempo você já esta totalmente acostumado, ensinei amigas minhas a me aplicarem insulina na escola ou quando vou dormir na casa delas, ou apenas passar a tarde, elas sabem aplicar insulina e medir a glicose e também sabem como agir em cada ocasião.
Finalizando:
Depois de um tempo você acha estranho quem não é diabético,de tão acostumado que você está!!
Beijos, Tchau ;)

Um comentário:

  1. oLÁ, AQUI QUEM FALA É A fLAVIANNE, TENHO 25 ANOS, TBM DESCOBRI QUE TINHA DIABETES COM 7 ANOS, TAVA NA ESCOLA QUANDO TUDO ACONTECEU....CONFESO QUE TAMBÉM NUNCA CUIDEI MUITO BEM DO CONTROLE DE GLICEMIA, HOJE ESTOU COLHENDO OS RESULTADOS DESSE DESCUIDO..JA PASSEI POR DUAS CIRURGIAS NOS OLHOS, DEVIDO A RETINOPATIA DIABETICA, E TAMBÉM POR VARIAS SESSOES DE LASER, PARA CONTROLAR AS HEMORRAGIAS NO FUNDO DO OLHO...NÃO É FACIL...RSRR, MAS AGORA ESTOU CIDANDO , GRAÇAS A DEUS TENHO CONSEGUIDO CONTROLAR BEM, TEM DIAS Q CONSIGO MANTER ELA ENTRE 90 E 140 DURANTE TODO O DIA...RSRRS, APRENDI A CONVIVER COM O DIABETES, JA NEM SINTO FALTA DE COMER DOCES E TALS, ATÉ PQ TEM MUITA COISA DIET NO MERCADO, ENTÃO A GENTE NEM PASSA VONTADE....GOSTARIA DE DEIXAR APENAS UMA DICA, PARA AQUELE(AS), QUE VISITAREM ESSA PAGINA E LER O DEPOIMENTO, NÃO DEIXEM PARA CUIDAR DA GLICEMIA QUANDO FOREM MAIS VELHOS, CADA DIA QUE VOCÊ CONSEGUE MANTER ELA DIREITINHO, VAI TE DAR MUITOS OUTROS DIAS DE VIDA, EVITANDO OUTRAS COMPLICAÇÕES MAIS SÉRIAS...A FINAL BJKS

    ResponderExcluir